Folha Patuense


Jatobá

Participem da Festa de São Benedito da Comunidade Jatobá

Prezado Povo de Deus!

No mês de outubro, mês das Missões, do Rosário, de santa Teresinha e são Francisco; também celebramos com entusiasmo de Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, a festa de São Benedito, o Negro, padroeiro da Comunidade Quilombola do Jatobá.

Quem foi são Benedito? Filho de pais escravos vindos da Etiópia na África nasceu na Ilha da Sicília. Vendeu seus bens e fez-se eremita franciscano. A pedido do papa Pio VI abandonou a solidão do eremitério e passou a viver no convento da Ordem Franciscana, onde dedicou-se a trabalhos humildes. Chegou a exercer o cargo de Superior, mesmo não sendo sacerdote e, mais tarde, vemo-lo novamente trabalhando na cozinha.

São Benedito morreu em 1589. Sua fama de santidade logo se espalhou. O papa Pio VIII inscreve-o no rol dos santos.

Louvamos e bendizemos a Deus, que revelou os mistérios do Reino, na humildade de São Benedito.

Paroquianos e devotos vinde todos a Festa de São Benedito de 2 a 5 de outubro de 2011 na capela da Comunidade do Jatobá.

Pe. Domingos de Sá Filho, msf

Administrador Paroquial.

Fonte: Blog do Santuário do Lima

Comentário enviado por Dr. Lair Solano

Amigo Aluisio, quero através do seu blog parabenizar a todos que fazem a adm. de nossa cidade. Fiquei muito feliz em ver a foto do secretário de obras - "Xico Ação" ao lado da prefeita inaugurando as melhorias na praça João CARLOS. Não esquecer que as academias da terceira idade estão presentes em Patu pela ação de nossa vereadora dra. Margarida.
Lair Solano Vale.

 

 

 



Escrito por Folha Patuense às 16h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Partidos

Neste Domingo (02/10) tem Mobilização Partidária de Partidos Políticos em Patu

Neste domingo, 02 de outubro, será realizada grande mobilização política dos partidos PTdoB, PSB, PTC, DEM, PSC, PPS, PV e PMN.

A prefeita EVILÁSIA GILDÊNIA, a vice-prefeita GORETE DANTAS o lider político EDNARDO MOURA e demais lideranças dos referidos partidos, convidam você e sua família para participarem deste grande evento a partir das 16:00hs na BOATE PÂNTANO.

Fonte: Olhar Crítico.



Escrito por Folha Patuense às 16h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Patu 121 Anos

Imagens da Festa dos 121 Anos de Emancipação Política de Patu

Fotos: Rubinaldo Maia

 

NOTA do BLOG:

Parabenizamos a administração municipal pelas obras inauguradas e pelo brilhante desfile cívico de 25 de setembro, o maior já resgistrado na história de Patu. O desfile cívico tinha sido banido da vida da cidade pela administração 2011-2008 e resgatado pela administração da prefeita Evilásia Gildênia, através da Secretaria Municipal de Educação, na época administrada pelo prof. Aluísio Dutra.    

Veja outras imagens acessando os seguintes Blogs

www.patucidadeturistica.blogspot.com

www.blogdocampelo.blogspot.com

www.olharcriticopatu.blogspot.com

 



Escrito por Folha Patuense às 18h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Bruno

Registro

Jornalista Patuense Integra Equipe do Jornal Folha Regional

 

O jovem jornalista patuense, Bruno Campelo, recentemente formado em Comunicação Social pela UERN, integra agora a equipe de reporteres do Jornal Folha Regional da cidade de Pau dos Ferros que circula em toda a região.

Informações pelo e-mail: bruno_patu@hotmail.com

 



Escrito por Folha Patuense às 21h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Popo

Ex-prefeito de Patu Realizará no Próximo Domingo Dia de Mobilização Partidária

 

O ex-prefeito de Patu, Possidônio Queiroga, promoverá no próximo domingo (25/09) a partir das 15: 00 hs na Boate Pântano, dia  de mobilização política entre os partidos da sua base que são: PSC, PTB, PHS, PP e PRB. 

 



Escrito por Folha Patuense às 21h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Lucélia

Vereadora Lucélia Ribeiro (PT) Apresentou na Sessão Plenária da Câmara, Proposição para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para o Município de Patu

 

Mais uma proposição interesante foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Patu pela vereadora do PT, Lucélia Ribeiro Dantas. Lucélia solicitou do poder executivo, através da secretaria de Obras e Serviços Urbanos a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme a Lei Federal nº 11.445/07. Ao mesmo tempo em que faz indicação ao secretário, para que seja feita discurção com a população patuense com o objetivo de ouvir as reivindicação dos moradores e transformá-las em propostas para o referido plano.

O Plano Municipal de Saneamento Básico fundamenta-se na Lei Federal nº 11.445/07, a chamada Lei Nacional de Saneamento Básico, que exige que cada município elabore o seu plano de saneamento e que o Estado os integre aos planos regionais e estadual de saneamento. Os planos devem contemplar diagnósticos com análise, propostas e definição das necessidades de investimento para a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
As prefeituras de todo o país têm até dia 31 de dezembro próximo para apresentarem seus Planos de Saneamento Básico ao Ministério das Cidades. O prazo foi determinado pela Lei Federal nº 11.445/2007 e pela Resolução Recomendada nº 33/2007, que existem há três anos e prevêem que o município que não obedecer será penalizado cível e criminalmente. Entre as punições está a perda de incentivos fiscais para investimentos no setor.

Fonte: Mandato da vereadora Lucélia Ribeiro.

NOTA do BLOG: Mais uma proposição interessante foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Patu pela vereadora do PT, Lucélia Ribeiro Dantas. O Plano Municipal de Saneamento Básico se faz necessário e urgente. Os municípios deverão correr contra o tempo para eleboração dos mesmos senão ficarão de fora de projetos dos governos estadual e federal, além de serem punidos com relação a incentivos fiscais e liberação de recursos.

Pode-se citar outras proposições e projetos interesantes apresentados por Lucélia como: Programa de Mobilidade Urbana (Quebra das barreiras Arquitetônicas da cidade); Orçamento Participativo, Programa de Georreferenciamento, Seguro Safra, Tribuna Popular (não votado ainda) entre outros.

Resultado do ENEM em Patu Será Dabatido em Audiência Pública

Na sessão da Câmara Municipal de Patu foi apresentada pela vereadora, Margarida Maria de Aquino, proposição de realização de uma audiência pública, ainda não agendada, para discutir e debater com os profissionais da educação de Patu o resultado do ENEM em nosso município.

 



Escrito por Folha Patuense às 22h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Borges

Borges Eletromóveis: 14 anos com Tudo para o seu lar!

Nesta segunda-feira (14), Borges Eletromóveis comemora 14 anos de sua criação. Desde que o empreendimento foi criado em 1997, que tem oferecido a sua clientela condições de pagamento, promoções semanais, atendimento especial, produtos de primeira qualidade, atendimento e entrega em domicilio. Com esses requisitos, Borges Eletromóveis consolidou sua atuação comercial, com um trabalho diferenciado que vem recebendo reconhecimento da clientela e do setor comercial.

Foto: Cedida

 

Além de realizar sonhos, o empreendimento Borges Eletromóveis, tem sido pioneiro na região pela grande quantidade de empregos gerados direto e indiretamente, que já soma quase 200. Só em Messias Targino onde funciona a matriz são 116 empregos gerados, o que tem sido de grande importância para o município.

Com atuação em 27 municípios e com lojas em Messias Targino, Janduís, Caraúbas, Antonio Martins, Alexandria e Brejo do Cruz, no estado da Paraíba.

Neste aniversario de 14 anos, Borges Eletromóveis vem mantendo a interação cada vez maior entre a marca e os investimentos no social. O resultado deste trabalho está bem visto nos municípios onde o grupo tem atuação. Eventos religiosos, culturais, esportivos e festivos têm recebido o apoio da marca Borges Eletromoveis.

Fonte: Borges Eletromóveis e Blog do Pôla Pinto.

 



Escrito por Folha Patuense às 22h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Paróquia

Será Fundada Hoje a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Almino Afonso

 

A Área Pastoral da cidade de Almino Afonso, pertencente a Diocese de Santa Luzia passa a ser, oficialmente, paróquia hoje em solenidade que será relizada naquela cidade oestana a partir das 16:00 h, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manaana.

O adminstrador paroquial será o Pe. MSF. George.

Programação

16:00 h – Criação da Paróquia- Missa Solene da Festa Presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana.
17h – Procissão
18h 30min – Descerramento das Bandeiras da Festa do Sagrado Coração de Jesus.

COBERTURA ESPECIAL DA FESTA PELA RÁDIO E TV BOA SEMENTE no blog: www.areapastoral-scj.blogspot.com e pela Educativa FM 104.9 Mhertz.

 





Escrito por Folha Patuense às 12h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Dia

21 de Setembro

Dia da Árvore

21 de Setembro

Dia do Idoso

Fotos divulgação

 



Escrito por Folha Patuense às 11h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Tribuna Popular

Atraso

Vereadores de Alexandria Derrubaram o Projeto Que Criava a Tribuna Popular

Corrinha do  PT - Alexandria/RN - autora do Projeto

Matéria publicada pelo Jornal A Tromba.

Na última sessão da Câmara Municipal de Alexandria, o Presidente da Casa Legislativa, Chiquinho Pires, recomendou aos Vereadores presentes que votassem contra o Projeto de resolução que instituía a TRIBUNA POPULAR proposto pela Vereadora Corrinha do PT, que tramitava na Câmara Municipal há três meses. Que vergonha... vetaram a participação da população, impedindo que o povo tenha voz nos debates da Casa. Que pena... isso é atraso pra idade da pedra... Alexandria não merece tanto atraso!
A votação teve o seguinte resultado:

VOTOS CONTRA
Carlinhos Sarmento
Mazinho
Germano Júnior
Maurici Abrantes
Chiquinho Pires
VOTOS EM ABSTENÇÃO
Gil Fábio
Edilberto
VOTOS A FAVOR
Corrinha do PT
Fonte: Jornal A Tromba

Nota do Blog

Na Câmara Municipal de Patu, o projeto Tribuna Popular, de autoria da Vereadora  Lucélia Ribeiro (PT), também se encontra há vários meses na casa legislativa e ainda não foi votado. Será que terá o mesmo destino????

 



Escrito por Folha Patuense às 22h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Subcomissão

Comissão de Educação da Câmara Federal Cria Subcomissão para Visitar Estados que não Pagam o Piso Salarial Nacional do Magistério

A Comissão de Educação e Cultura aprovou no dia (14/09), por unanimidade, a criação de uma Subcomissão Especial para fazer um diagnóstico sobre a implementação, pelo Estados, do Piso Salarial Nacional do Magistério, previsto na lei n 11.738/08. As visitas começarão por Minas Gerais e Ceará, onde os professores, em greve, reivindicam o pagamento do Piso. O objetivo da subcomissão é visitar todos os estados da federação para que seja feito um diagnóstico da situação em todo o país.


Os trabalhos da subcomissão serão feitos em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Salarial Nacional dos Professores, comandada pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura, professora e deputada Fátima Bezerra.


"Os estados e municípios estão pagando o piso salarial? E, além disso, existe um plano de cargos e salários para os professores? Ele está sendo cumprido? A subcomissão vai fazer esse levantamento porque, afinal de contas, a lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados e, portanto, é prerrogativa do Poder Legislativo zelar pelo cumprimento das leis aprovadas por nós", argumentou Fátima Bezerra.


Atualmente, o Piso Salarial Nacional é de R$ 1.187,00 e apesar de a lei 11.738/08 ter a constitucionalidade reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal, muitos estados e municípios ainda descumprem o que determina a lei. A subcomissão foi criada a partir de requerimento dos deputados Padre João (PT-MG) e Paulo Rubem Santiago (PDT/PE). O requerimento inicial era que a Comissão de Educação e Cultura fosse apenas a Minas Gerais para mediar a greve no estado. Mas, devido a existência de denúncias de que lei 11.738/08 está sendo descumprida por outros estados, o foco da subcomissão foi ampliado.


A fim de se evitar a deflagração de movimentos grevistas em outros Estados, a subcomissão irá procurar os secretários de educação das unidades da federação que estão descumprindo a lei 11.738/08 para saber por que o Piso não está sendo pago aos professores.

Fonte: Site da Deputada Fátima Bezerra.



Escrito por Folha Patuense às 21h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Destaque

Jovem de 17 Anos da Zona Rural de Almino Afonso Foi Destaque em Concurso de Redação do Senado Federal

Danilo Viera: Orgulho do RN que o RN Ainda Desconhece

Danilo e sua mãe no Gabinete do Senador Pedro Simom 

Ele tem 17 anos e mora no Sítio Três Altos, cerca de 5 Km do centro da cidade de Almino Afonso, no Oeste do Rio Grande do Norte, onde cursa o terceiro ano numa escola da rede estadual de ensino. Filho de Francisco Vicente Vieira, analfabeto e sem trabalho, e de Mara Núbia Bezerra, dona de casa e sem muito estudo, Danilo Bezerra Vieira é um exemplo raro de brasileiro que os setores da Educação desconhecem.

Residência de Danilo, sítio Três Altos - Almino Afonso-RN 

Sozinho, o menino que tem como ídolo Juscelino Kubistchek, construiu um pedaço de um sonho que ainda tem muito a ser erguido. Juntou os livros que tinha em casa e na sala sem reboco de sua casa simples, montou uma biblioteca. Sem apoio e provando que muitas vezes vale a força própria para ganhar o reconhecimento, Danilo não precisou de prefeito, governador…mas de seu esforço e talento para chegar a Brasília como vencedor de um concurso de redação. Tema: Juscelino Kubistcheck.

Danilo e familiares em sua residência, onde possui uma biblioteca com mais de 2.000 volumes 

Foi destaque no Senado, que hoje lhe é devedor. Ainda não entregou o notebook que ele ganhou por ter vencido o concurso. Na semana passada voltou a Brasília. Foi a convite do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, que na festa de 47 anos de fundação, exibiu um documentário onde um dos personagens é Danilo.

Entrevista para o Blog de Thaísa Galvão 

O menino que orgulha o Rio Grande do Norte, mas que o Rio Grande do Norte ainda desconhece, é o entrevistado de hoje do quadro Fim de Semana.

Thaisa Galvão – Como surgiu a ideia da Biblioteca e por que a homenagem a Juscelino Kubistchek?

Danilo 

Thaisa Galvão – Você recebeu algum apoio?

Danilo  -

Thaisa Galvão – Sua biblioteca está localizada na zona rural?

Danilo 

Thaisa Galvão - Quantas visitas em média a biblioteca recebe por semana?

Danilo 

Thaisa Galvão - Como foi que o seu trabalho chegou a Brasília?

Danilo 

Thaisa Galvão - Você foi a Brasília outra vez, foi recebido no Senado, com direito a discurso? Como foi isso?

Danilo 

Thaisa Galvão - Depois disso veio o IPEA que foi a Almino Afonso registrar o seu trabalho para um documentário. Como foram as gravações?
– Estive no Senado para conceder uma entrevista e conhecer o senador Pedro Simon, o qual ficou emocionado com meu projeto. Ele citou minha visita na sessão plenária do dia seguinte.
– Ano passado escrevi a melhor redação do Estado em um concurso de redação do Senado Federal e estive lá. Deu uma visibilidade maior ao meu projeto. Enviei um documento aos órgãos federais contando minha história.
– Uma média de 15 a 50 visitas.
– Sim, a 5 km da sede do município.
Não. Apenas recebemos livros da Secretaria de Educação Estadual. Fora isso só a comunidade local e órgãos federais.
– Surgiu do interesse em tornar acessível à comunidade um acervo de livros que tinha. O conhecimento deve estar aberto a todos. Eu homenageei o JK por que sou admirador deste homem público, sei de toda sua vida, e faço um paradoxo da construção de Brasília com a biblioteca.

Danilo 

Thaisa Galvão - Na semana passada você voltou a Brasília para o lançamento do documentário?

Danilo  -

Thaisa Galvão - Pelo que tenho sentido o seu trabalho tem sido mais reconhecido em Brasília do que na sua cidade…

Danilo  -

Thaisa Galvão - Você tem algum objetivo que ainda não tenha alcançado em relação à biblioteca?

Danilo  -

Thaisa Galvão – Você espera que tipo de apoio depois do reconhecimento?

Danilo  -

Thaisa Galvão - Como fazer para doar livros para a biblioteca JK?

Danilo  -

Thaisa Galvão – Na sua família tem algum educador? Quem são seus pais, o que eles fazem?

Danilo  -

Thaisa Galvão – O que você está cursando agora e quais seus planos profissionais?

Danilo 

Fonte: Thaísa Galvão e Blog do Pôla Pinto.  

– Estou no terceiro ano, pretendo realizar o vestibular para dois cursos: Direito e Comunicação Social.
Não. Meu pai é analfabeto, agricultor, mas hoje não trabalha mais devido um acidente de motocicleta. Minha mãe tem o ensino fundamental incompleto, dona de casa. Meus país são os maiores professores que tenho, sou um reflexo dos dois.
Os interessados podem entrar em contato através do e-mail dnlbzrr@gmail.com
Poder proporcionar uma condição física melhor. A biblioteca é na sala de casa. Não disponho de matérias eletrônicos para a biblioteca. Até ganhei um notebook do Senado ano passado mas não recebi ainda.
Sim, quero no futuro poder transformá-la em um instituto de pesquisas sociais para a sociedade e um mecanismo de propagação da cultura e educação no Estado.
Infelizmente, as autoridades municipais não deram uma contribuição efetiva para minha obra social.
Terça (13), na presença do instituto, autoridades, empresários, pesquisadores e universitários participei da exibição e discursei para uma platéia lotada. Acompanhado-me estava minha mãe, Mara Núbia e a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.
– Quando o Ipea viu um presidente de biblioteca com 17 anos, o instituto viu o potencial e que com a ajuda dada para mim na doação do conhecimento produzido, estava cumprindo sua missão de disseminar o conhecimento. As gravações duraram dois dias, na Escola Estadual Ronald Neo Júnior,onde eu estudo, e na minha casa.



Escrito por Folha Patuense às 20h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Seminário

Em Ipanguaçu, Seminário sobre o fortalecimento de Comunidades Negras e Minorias atrai gestores municipais de diversas regiões

Fotos cedidas

Atraindo espectadores de diversas regiões do Estado, o I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do RN reuniu mais de 500 pessoas no entorno e no interior da Câmara Municipal de Ipanguaçu, na região do Vale do Assu. O evento, iniciativa da Prefeitura de Ipanguaçu e da ONG Valer, informou e promoveu discussões à gestores públicos e à população acerca dos direitos e das políticas públicas de benefício às minorias no Brasil.

Abertura do Seminário

Estiveram presentes, além das autoridades do município anfitrião – o prefeito Leonardo Oliveira, secretários, vereadores e lideranças – representantes dos municípios de Assú, Currais Novos, Afonso Bezerra, Carnaubais, Messias Targino, Upanema, Alto do Rodrigues e Pendências. Também compareceram representantes dos governos federal e etadual, da Petrobras, da Caixa Econômica Federal, do Sebrae/RN e das universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte.

Mesa de autoridades

Antes da abertura do seminário, houve apresentações culturais, inclusive da comunidade ipanguaçuense de Picada, na zona rural, recentemente reconhecida pelo governo federal como remanescente de quilombo. "Este evento é parte de um espetacular projeto de resgate cultural. Podemos ter Picada como um exemplo em todo o Rio Grande do Norte, pelo suporte que recebe da prefeitura", afirmou a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do RN (COEPPIR), Clyvia Saraiva.

Participantes do Seminário

De fato, Ipanguaçu tem investido bastante em políticas de resgate cultural e de fortalecimento de minorias. Em reconhecimento a essa postura, o prefeito Leonardo Oliveira recebeu dos moradores da comunidade Picada uma comenda. No entanto, a despeito desta postura, de acordo com Maria Aparecida Dantas, da ONG Valer, o RN se encontra muito aquém do restante do país no que diz respeito à esse tipo de iniciativa. "Este evento, que contou com a participação de tantos municípios, pode ser o início de uma mudança. Ainda há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre quais são os direitos, os deveres e até onde se pode ir", revelou Aparecida.

Segundo a Coordenadora da União de Negros pela Igualdade, Graça Lucas, é fundamental encontrar gestores sensíveis para trabalhar essas questões, que se preocupem em tirar as leis do papel. "Acredito com muita esperança, que o RN sairá da lanterna nas questões éticas raciais, não só as questões negras, mas população de ciganos, indígena entre outras", afirmou.

Para o antropólogo Geraldo Barbosa, que ministrou a palestra sobre "Desafios e perspectivas das comunidades quilombolas do RN", disse que nem mesmo esperava que o seminário fosse ser tão concorrido. "O município e o seu gestor estão de parabéns. Não imaginava que seria tão bom. Estou estarrecido. Nunca aconteceu nada igual no Rio Grande do Norte", analisou o Doutor.

Apresentação Cultural  de comunidades negras

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2001 como sendo o Ano Internacional para Descendentes de Africanos. Para o prefeito Leonardo Oliveira, as políticas de benefícios aos negros são uma forma de corrigir uma distorção histórica no Brasil. "O Brasil só será um país justo quando todos tivermos as mesmas oportunidades, independente de credo, de cor da pele ou de qualquer outro fator. É assim que pensamos a nossa gestão em Ipanguaçu. É por isso que tanto lutamos para resgatar a identidade cultural e social da comunidade de Picada. Este evento é parte desse esforço. Muito mais ainda faremos", declarou.

Epitácio Filho tem participação de destaque durante I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do Vale do Assu

Fotos cedidas

 O Médico Psiquiatra e Escritor Epitácio de Andrade Filho, que foi um dos expositores do I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do Vale do Assu, realizado em Ipangaçu, na terça-feira (13), foi um dos destaques do evento que discutiu a política de promoção da igualdade racial e minorias no Brasil.

Na oportunidade, Epitácio de Andrade Filho apresentou um diagnóstico situacional da Comunidade Negros do Riacho no município de Curras Novos, onde os moradores estão vivendo em situação de muita pobreza. Membros da equipe multidisciplinar do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica Mons, que estão atuando na comunidade participaram do evento além do Secretário Municipal de Saúde de Currais Novos, José Gomes, que anunciou a implantação do primeiro ambulatório de atenção psicossocial às minorias do Rio Grande do Norte.

Epitácio de Andrade Filho, também fez uma apresentação da comunidade quilombola Jatobá que fica no município de Patu, onde a partir do trabalho de organização iniciado em 1996, com o apoio da ONG Centro Juazeiro tem conseguido mudar a realidade da comunidade que já é considerado um modelo no estado do RN.

Também foi feito durante o evento o lançamento do o livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", de autoria do Médico Psiquiatra e Pesquisador do Cangaço Epitácio de Andrade Filho

Pôla Pinto participou do I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras, em Ipangaçu

O vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, Pôla Pinto, participou na terça-feira (13), em Ipanguaçu, na sede da Câmara Municipal, do I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do Vale do Assu.

O evento foi promovido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Valer – Capacitação, Pesquisa e Assessoria para o Desenvolvimento Local Sustentável, com sede em Assú. Durante o seminário, Pôla Pinto fez a apresentação de um documentário sobre Chica Brejeira, "a matriarca da negritude sertaneja" e do Cordel de Basto do Córrego Verde intitulado "A História de Chica Brejeira".

Ele destacou a importância do processo de organização que vem vivendo a comunidade quilombola Jatobá que fica no município de Patu, onde tem sido trabalhado o desenvolvimento local sustentável mais mantendo todas as tradições culturais de seus membros. Pôla Pinto disse ainda que um desafio é trabalhar a criação do Centro de Memória Chica Brejeira como forma de preservar a historia da matriarca da negritude sertaneja.

Fonte: Blog do Pôla Pinto.



Escrito por Folha Patuense às 18h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Dia

18 de Setembro

Dia dos Símbolos Nacionais

16 de Setembro

 



Escrito por Folha Patuense às 18h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Pc do B

PC do B Realiza Hoje Dia de Mobilização Partidária em Patu

O PC do B - Partido Comunista do Brasil - realiza hoje (17/09), na sede da Câmara Municipal de Patu, Dia de Mobilização Partidária onde acontecerá a filiação de novos membros. A programação terá início às 09:00 horas da manhã e deverá prosseguir até às 11:00h. A presidente do PC do B, vereadora Lourdes Leão, informou que lideranças do partido em nível estadual e regional participarão do evento e está convidando a população e lideranças partidárias do município para este importante momento da vida do partido.

 



Escrito por Folha Patuense às 00h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Procissão

Imagens da Procissão de Nossa Senhora das Dores

Fotos: Rubinaldo Maia

 

 



Escrito por Folha Patuense às 16h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PT Polo

Pólo Médio Oeste do PT se Reuniu em Caraúbas

Foto cedida

Na manhã do último domingo (11/09), o pólo regional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizou uma reunião em Caraúbas/RN, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. O encontro foi coordenado por Giuzelio Lobato de Melo (Coordenador Geral do pólo do PT Médio Oeste e presidente do PT de Campo Grande) e contou com a colaboração dos demais coordenadores do pólo: Teófilo Neto (Caraúbas), Luzia (Apodi) e Emanoel Almeida (Janduís).

Os municípios que se fizeram presentes: Caraúbas, Apodi, Campo Grande, Janduís, Patu, Olho D'água do Borges, Umarizal e Severiano Melo.

Foto: Aluísio Dutra

Em nível estadual, além do vereador Ivanildo Gomes que é membro da Executiva Estadual do PT, esteve presente Rildo Santos, Secretário de Organização Estadual do Partido. Tivemos ainda importantes lideranças regionais do no PT presente ao encontro: CARAMURU PAIVA (Vice-prefeito de Campo Grande), vereador Ivanildo Fernandes (PT de Caraúbas), Vereadores BRAGA e Paulo Silvano (PT de Janduis), vereador João Maria (Olho Dágua dos Borges), vereador Eliete (PT de Umarizal) e Aluísio Dutra (vice-presidente do PT de Patu).

Na oportunidade, foram discutidos pontos importantes, como o fortalecimento do partido para as eleições 2012, detalhes inerentes ao Congresso Nacional do PT, Congresso Nacional de Juventude, Encontro do Pólo para Formação Política da Militância Petista, entre outros.

Foto: Aluísio Dutra

Foto: Aluísio Dutra

Fonte: Janduis em Foco.

 



Escrito por Folha Patuense às 11h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Procissão

Procissão e Missa Encerram a Festa de Nossa Senhora das Dores 2011 em Patu

17h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores e em seguida, Missa de encerramento da festa.

Texto Bíblico para meditação: Jo: 19,25-27 (Perto da cruz de Jesus estava, de pé a sua mãe).

Presidente: Pe. Flávio Augusto Forte – Vigário Geral da Diocese.

 



Escrito por Folha Patuense às 12h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Nota da ADUERN

Nota da ADUERN Sobre o Fim da Greve

Após 106 dias, greve dos professores da Uern chega ao fim

 

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram em assembleia na manhã de ontem, 14, na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), e decidiram pôr fim à greve que já durava 106 dias, a maior na história da instituição. As aulas da Uern serão retomadas nesta quinta feira, 15.

A decisão foi tomada depois que a Reitoria, em nome do Governo do Estado, apresentou um documento constando o atendimento da pauta de reivindicação da categoria. Mesmo considerando que o atendimento foi somente parcial, os docentes avaliaram como positivo o movimento, tendo em vista a intransigência da administração estadual em negociar. O Governo só chegou a apresentar uma proposta concreta depois de 70 dias de greve, mesmo assim, depois da pressão da categoria com as mobilizações de rua.

Dessa forma, o Governo esticou o movimento paredista se negando a negociar para poder pedir a abusividade e ilegalidade da greve na justiça. Por várias vezes, a Aduern flexibilizou suas propostas para pôr fim ao movimento paredista, mas a administração estadual parecia não se importar com os prejuízos da greve.

A categoria considera a greve vitoriosa, pois demonstrou a força de organização dos docentes da Uern. Para Flaubert Torquato, presidente da Aduern, a unidade com os estudantes e técnicos foi fundamental para fazer o governo negociar com a categoria, sem desconsiderar o apoio que o movimento teve da sociedade norteriograndense.

"Apesar do fim da greve, o movimento em Defesa da Uern não acabou. A greve demonstrou a força de organização dos professores da Universidade. Continuaremos vigilantes, pois a Aduern sai fortalecida e a categoria docente preparada a continuar a luta em defesa da única universidade presente em praticamente todo o território potiguar", explica.

Outras notícias no site:

www.aduern.org.br--
Jornalista
Talita Lucena (DRT 1551-RN)



Escrito por Folha Patuense às 12h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




livro

Livro do Escritor Epitácio Filho

A Saga dos Limões Será Lançado Hoje em Pau dos Ferros

Foto: Márlio Forte

 

De autoria do Médico Psiquiatra e Pesquisador do Cangaço Epitácio de Andrade Filho, o livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", será lançado hoje em Pau dos Ferros , (15 de setembro), a partir das 19 horas, na Câmara de vereadores do município.

Durante o lançamento, terá a intervenção musical do potiguar Dudé Viana que tem se destacado na música brasileira por apresentações de shows e gravações de alguns trabalhos fonográficos.

Foto divulgação

Dudé Viana, ja apresentou seus trabalhos em algumas cidades do Nordeste e no Rio de Janeiro, entre outras. Autor de perças humorísticas, teatrais e programa de rádio. Ele é um excelente instrumentista e compositor. Recentemente Dudé Viana lançou a 2ª edição do livro "A SAGA BENEVIDES CARNEIRO'.

Fonte: Blog do Pola Pinto.

 



Escrito por Folha Patuense às 12h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Festa

 Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

FOMUP - Fórum da  Mulher Patuense foi Destaque na Feira da Cultura

 

Fórum constituído por mulheres de nossa comunidade para lutar pelos seus direitos  

Na tenda da 28ª Feira da Cultura elas divulgaram o trabalho do Fomup e fizeram panfletagem apresentando à sociedade os seus direitos 

Mulher patuense faça também parte do FOMUP

Concerto da Banda de Música Luís de França Dantas Foi um Sucesso

Fotos: Rubinaldo Maia

 

O repertório agradou aos presentes

Regência do maestro Josineudo Moreira

O Parque Agradou a Criançada

 

 

Apresentações Culturais

Apresentação Escola Raimundo Rocha

 Apresentação Escola Raimundo Rocha

Apresentação Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes

Apresentação Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes

Apresentação da Comunidade Quilombolas do Jatobá 

Para muitos o melhor show dos valores da terra foi o de Raimundinho de Brás

 

Tibinha Aragão 

 



Escrito por Folha Patuense às 21h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




festa

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Programação Religiosa

14/09 – QUARTA-FEIRA

19h – Oração do Terço e Novena.

Texto Bíblico para meditação: Jo: 3,13-17 (“É necessário que o Filho do Homem seja levantado”).

Presidente: Pe. Francisco Carlos, MSF (Paróquia de União dos Palmares-AL)

Noiteiros: Renovação Carismática Católica, Prefeitura Municipal (Secretarias e funcionários), Câmara Municipal, UERN, Escolas (Estaduais, Municipais, Particulares), Comunidade de Messias Targino e Área Pastoral Sagrado Coração de Jesus (Almino Afonso, Rafael Godeiro e Lucrecia).

 

Programação Cultural

19:30- Cinema na Rua com o filme: Jesuíno Brilhante o Cangaceiro Romântico
Visitas à Expoart, Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda Cultural
21:00- Apresentação Cultural da E. Munic. Fco. Francelino de Moura
21:30- Apresentação Cultural da E. Estadual Dr. Edino Jales
23:00- Encerramento da XXVIII Feira da Cultura
Entrega de Comendas de agradecimento
Show Pirotécnico
00:00 - Cavaleiros do Forró
02:00 - Forró do Bole Bole

 



Escrito por Folha Patuense às 14h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Fim Greve UERN

Chega ao Fim a Greve da UERN

Foto: O Mossoroense

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram em assembleia na manhã de hoje, 14, na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), e decidiram pôr fim à greve que já durava 106 dias, a maior na história da instituição. As aulas da Uern serão retomadas amanhã, 15.

A decisão foi tomada depois que a Reitoria, em nome do Governo do Estado, apresentou um documento constando o atendimento da pauta de reivindicação da categoria. Mesmo considerando que o atendimento foi somente parcial, os docentes avaliaram como positivo o movimento, tendo em vista a intransigência da administração estadual em negociar.

Fonte: Site do Jornal O Mossoroense.

Atenção

Em Patu, amanhã (15/09), é feriado municipal "Padroeira Nossa Senhora das Dores", as aulas do CAJIM retornarão na sexta feira (16/09)

 



Escrito por Folha Patuense às 13h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




festa

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

13º Festival de Repentistas

O Professor e poeta Zé Bezerra foi homenageado dando nome ao troféu do 13º Festival de Repentistas

Zé Bezerra fez a abertura do 13º Festival de Repentistas apresentando os seguintes versos

FESTA DA PADROEIRA E FEIRA DA CULTURA

I

Desde seis até quinze de setembro

Nosso povo católico com louvores

No sopé desta serra altaneira

Mais um ano festeja a Padroeira

Nossa Santa Senhora Mãe das Dores.

II

São duzentos e trinta e quatro anos

Desta festa de fé e devoção

A Paróquia está mobilizada

Sendo Nossa Senhora venerada

Pelas missas, novenas, procissão.

III

Para a nossa Igreja é tempo forte

De maior espiritualidade

Reencontros dos que vivem ausentes

Patuenses ausentes e presentes

Compartilham religiosidade.

IV

Há também os aspectos sociais

Desta festa bem tradicional

Na medida que o tempo foi passando

Foi crescendo e se multiplicando

Na cidade, o seu campo cultural.

V

Em setembro do ano oitenta e quatro

Dona Lourdes Holanda toma altura

No período da festa desta Santa

Como primeira dama ela implanta

A primeira Feira da Cultura.

VI

Desde aquele tempo este evento

Acontece sem interrupção

Grande marca na história é registrada

Neste ano está sendo realizada

Sua vigésima oitava edição.

VII

É a Feira da Cultura de Patu

Certamente um evento renomado

E por essa dimensão que ela tomou

Ao longo do tempo se tornou

A maior do oeste do Estado.

VIII

Música, dança, cinema, artesanato

A poesia, a teatro e a pintura

As gincanas com atrativas partes

São amostras das diferentes artes

Exibidas na Feira da Cultura.

IX

Há o show de calouros e o FEMUP

Muitas danças folclóricas, pastoril

Artesãos, sanfoneiros e coquistas

Já são treze festivais de repentistas

Com os maiores poetas do Brasil.

X

Auto de Jesuino e Cavalhadas

Boi de João de Artur e seu cortejo

Capoeira e peças teatrais

Expoart e tendas culturais

São também componentes do festejo.

XI

Afamados cantores já fizeram

Por aqui suas apresentações

Há estandes, barracas e quitandas

Além dos mega- shows das grandes bandas

Para o público, as maiores atrações.

XII

Que a Senhora das Dores interceda

A Jesus Salvador e Soberano

Pra que toda a Patu com harmonia

Participe e celebre com alegria

Esta festa bonita todo ano.

Autor: Zé Bezerra

Raimundo Caetano e Ivanildo Vila Nova - 1º Lugar

Moacir Laurentino e Zé Cardoso - 2º lugar

 

Luciano Leonel e Rogério Meneses - 3º lugar

Miro Pereira e Daniel Olímpio - 4º lugar

Apresentação Especial

Dupla de coquistas: Curió de Bela Rosa e Lavandeira de Ingá

O 13º Festival de Repentistas de Patu Prestou Homenagem ao Grande Violeiro Chico Mota 

 

Repentista Chico Mota falecido recentemente em Caicó

Registro Especial

 

Dona Lourdina Holanda - Idealizadora da Feira da Cultura de Patu. Dona Lourdinha é a viúva do ex-prefeito Epitácio Andrade e mãe do escritor do cangaço e médico psiquiatra Epitácio Filho. Hoje ela reside em João Pessoa -PB.

O Poeta Zé Bezerra destacou em versos, na abertura do 13º Festival de Repentista, o início da Feira da Cultura (1984) idealizado por Dona Lourdinha Holana

Em setembro do ano oitenta e quatro

Dona Lourdes Holanda toma altura

No período da festa desta Santa

Como primeira dama ela implanta

A primeira Feira da Cultura.

 



Escrito por Folha Patuense às 20h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




feira

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Representante da Comunidade Quilombolas do Jatobá apresentando trabalho artesanal de customização de roupas

Jozenir - Representante da Dimarca Bijoux

Trabalho artesanal de móveis rústicos em madeira, produzidos por Wdares Dantas de Moura

 

Aluísio Dutra e Wdares Moura

Todas as noites tem apresentação Cultural das Escolas de Patu

Jovem talento na arte em gravuras

Cinema na rua com exibição de bons filmes

 



Escrito por Folha Patuense às 20h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Festa

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Artistas Plásticos Expõem Trabalhos na 28ª Feira da Cultura

Artista Plástico Junivan Gomes

Artista Gledna Solano de Andrade

Artista Ruth e suas telas

Telas de Junivan Gomes

Telas de Junivan Gomes

Telas de Gledna Solano

 



Escrito por Folha Patuense às 18h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Seminário

Seminário Discutiu Situação das Comunidades Negras

A Organização não-governamental Valer, a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC), por intermédio da Coordenação Estadual de Políticas para a Igualdade Racial (COEPPIR), e a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu realizaram neste dia 13 de setembro, na Câmara de Vereadores, o I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do Vale do Açu.

Folder do Evento

Tendo como convidados-expositores gestores e pesquisadores da temática negra, como Ivonete Carvalho, representante da Secretaria Nacional de Políticas para Igualdade Racial (SEPPIR), a Advogada Clívia Saraiva da COEPPIR, o Mestre em Antropologia Geraldo Barboza de Oliveira Junior, o Médico Psiquiatra e Escritor Epitácio de Andrade Filho, dentre outros, o seminário teve como objetivo de discutir a política de promoção da igualdade racial e minorias no Brasil, sendo aberto ao público interessado.

Geraldo Barbosa com Epitácio Andrade. Foto Cristina Cláudia.

A equipe multidisciplinar do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica Mons. Ausônio Araújo, formada pelo Psicólogo Flávio Azevedo, pela Assistente Social Candice Guedes, pela Historiadora Socorro Fernandes Cruz, além do Psiquiatra Epitácio Andrade, foi convidada para apresentar um diagnóstico situacional da Comunidade Negros do Riacho, e o Secretário Municipal de Saúde de Currais Novos José Gomes anunciou a implantação do primeiro ambulatório de atenção psicossocial às minorias do Rio Grande do Norte.

Pola Pinto e Epitácio Andrade. Foto: Lilian Holanda.

Durante o seminário, o Vereador de Messias Targino Pola Pinto fez a apresentação de um documentário sobre Chica Brejeira, "a matriarca da negritude sertaneja" e do Cordel de Basto do Córrego Verde intitulado "A História de Chica Brejeira". O Pesquisador Social Epitácio Andrade ilustrou o lançamento de seu livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", com uma apresentação do relatório.

 



Escrito por Folha Patuense às 17h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Feira cultura

O Boi de João de Artur é Destaque na Imprensa na Abertura da 28ª Feira da Cultura de Patu

Foto: Correio da Tarde

Matéria Publicada pelo Correio da Tarde

Considerada uma das maiores manifestações culturais do município, a tradicional Feira da Cultura de Patu chega a sua 28ª edição. O evento marcado por uma programação diversificada tem como objetivo a valorização da cultura local homenageando figuras expressivas da história da cidade. A festa realizada na Praça de Eventos Oliveira Rocha teve início no dia 6 de setembro e se estende até a quinta-feira, dia 15.

Durante a Feira, aberta oficialmente com o Cortejo Cultural com o desfile do Boi Bumbá e bonecos gigantes e da Banda de Música Luiz de França Dantas, acontecem exposições de artesanato na Tenda Cultural e exposição de telas na sede da prefeitura. Além do Cinema na Rua, Festival Municipal de Música, apresentações de grupos culturais de escolas públicas e da Comunidade Quilombola do Jatobá, Show de Calouros, 1ª Feira Literária de Patu, Festival de Violeiros, apresentações teatrais e de dança.

O patuense João de Artur, também conhecido como João do Boi, é um dos personagens da cultura do município que desenvolve um importante trabalho de preservação das tradições folclóricas. Ele foi o precursor da tradição do Boi Bumbá e dos bonecos gigantes, que em diversas datas comemorativas saem às ruas de Patu divertindo as pessoas de todas as idades.

Aos 74 anos, cansado do trabalho, principalmente, devido ao peso dos bonecos, ele revela que a luta é cansativa, mas que pretende continuar propagando sua arte enquanto tiver forças. Ele conta que a inspiração para construir o primeiro boi surgiu em 1976 a partir da leitura de uma reportagem de revista sobre essa tradição.

"A reportagem dizia que a diversão é necessária, e isso me influenciou muito. Comecei essa luta sempre querendo divulgar a tradição. É cansativo, mas enquanto tiver condições quero continuar, até o dia que eu "viajar" e não tiver mais aqui, quando isso acontecer essa missão fica para algumas pessoas que têm me ajudado a divulgar esse trabalho, como Aluísio Dutra e Epitácio Filho", afirma.

Além do boi, que ele criou há 35 anos, João Artur criou o Cavalinho, e os bonecos gigantes criados com a ajuda do artista Ricardo Veriano, que foi secretário de cultura de Patu, denominados Gabriela e Câmara Cascudo, este batizado em homenagem ao grande folclorista brasileiro, que também é aqui do Estado. Hoje, João do Boi ainda participa dos cortejos, no entanto, vestindo o Cavalinho, já que o boi pesa cerca de 15 quilos.

Uma das passagens marcantes de sua vida foi o encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época da campanha política que antecedeu primeiro mandato como presidente do Brasil.

A Feira da Cultura acontece junto com os festejos religiosos da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. Dentro da programação religiosa do evento acontecem missas, orações do terço e novenas temáticas. A festa recebe visitantes de vários municípios do Rio Grande do Norte, assim como de estados vizinhos como Paraíba e Ceará.

 



Escrito por Folha Patuense às 17h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Cultura na Feira

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

"Cultura na Feira da Agricultura Familiar"

Participação especial do músico Vanzinho e seu violão - comunidade Jatobá

No último sábado (10/09) a Feira da Agricultura Familiar de Patu teve um atrativo a mais. Como estamos no período da festa de nossa Padroeira e Feira da Cultura, foi realizado o projeto Cultura na Feira fazendo parte da programação da 28ª Feira da Cultura, que contou com a participação de vários artistas da área da música e do cordel, bem como a visita de representantes de movimentos sociais de Patu e da região e de servidores da agência do INSS de Patu que divulgaram ações da previdência social que beneficiam os aposentados.  

O evento "Cultura na Feira" foi organizado pelo Centro Juazeiro, através de seus representantes, Fabrício Edino Jales e Expedito Alves "Dito", recebendo  o apoio e as parcerias do PDA Novo Sertão, Prefeitura Municipal de Patu e Fórum das Organizações Sociais.  

Agricultor familiar e sanfoneiro Júnior do Jatobá

Participação do Poeta Zé Bezerra recitando vários versos de sua autoria e de outros poetas

Como apologista da literatura de cordel, o professor Aluísio Dutra recitou versos "Paisagem de Interior" do poeta Jessier Quirino

 

Agricultores familiares e servidores do INSS, agência de Patu, que estavam fazendo um trabalho de divulgação na feira livre de Patu sobre benefícios para os aposentados

Participação de Leidiane Fernandes, coordenadora do PDA Novo Sertão - Visão Mundial

Representantes dos movimentos sociais e associações comunitárias

Vanzinho

Cleilson Carlos, servidor do INSS de Patu, prestigiou o evento da Feira da Agricultura Familiar

 

Participação de Fabrício Edino Jales, Engenheiro Agrícola e técnico do Centro Juazeiro

 

Sandra da Silva, comunidade Quilombolas do Jatobá, falou e agradeceu a todos em nome dos agricultores familiares que participam da feira

 



Escrito por Folha Patuense às 12h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Festa

Festa de Nossa Senhora das Dores

Imagens Novenário

Momento de confraternização das famílias patuenses

Celebração

Equipe de Liturgia

Prefeitura de Patu Reformou Pracinha que Fica ao Lado da Igreja Matriz

Pracinha reformada pela prefeitura de Patu, com acessibilidade para a Igreja Matriz por pessoas com necessidades especiais ou cadeirantes.

 



Escrito por Folha Patuense às 12h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Festa

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Programação Religiosa - 13 de Setembro - Terça Feira

19h – Oração do Terço e Novena.

Texto Bíblico para meditação: Lc: 2,33-35 ("Quanto a ti uma espada te transpassará o coração").

Presidente: Diácono Robério Holanda (Paróquia de Martins)

Noiteiros: Terço dos homens, CDL, Banco do Brasil, INSS, Correios, Emater e Sec. de Agricultura, Blogueiros,

Bairro Fomento e Projeto Crescer.

Responsáveis: Júnior, Filho, Janilson, Danilson, Irami, João Dantas e Moacir, Elione, Gizelda e Egilania.

Programação Cultural - Terça Feira 13 de Setembro

19:30- Cinema na Rua com o filme: Olga
Visitas à Expoart e Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda Cultural
21:00- Apresentação cultural da E.Estadual Dr. Xavier Fernandes
21:30- Apresentação Cultural da comunidade Negra do Jatobá
22:00- Apresentação Cultural do Ginásio Comercial de Patu
22:30- Teatro O coronel a filha e a língua do fuxiqueiro
23:00- Show com os valores da Terra
00:00 - Gatinha Manhosa
02:00 - Borba de Paula

&

 



Escrito por Folha Patuense às 10h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A Saga dos Limões

A Saga dos Limões Será Lançada Hoje em Mossoró

Foto: Márlio Forte

 De autoria do Médico Psiquiatra e Pesquisador do Cangaço Epitácio de Andrade Filho, o livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", será lançado hoje em Mossoró, (13 de setembro), a partir das 19 horas, na Livraria Siciliano do West Shopping, localizado no Bairro Nova Betânia.

 



Escrito por Folha Patuense às 10h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Novo site

Prefeitura de Patu Lançou Site Oficial e Revista Informativa

A Prefeitura Municipal de Patu usava como canal de comunicação para informar suas ações, um blog que tinha como endereço: www.prefeituradepatu.blogspot.com. A partir de agora o blog não será mais atualizado. O novo endereço virtual da Prefeitura de Patu passou a ser o seguinte: www.patu.rn.gov.br

O lançamento do novo site da prefeitura de Patu aconteceu em solenidade realizada no último sábado dia (10/09) na Câmara Municipal de Patu onde reuniu autoridades do município e imprensa local e regional. A prefeitura de Patu lançou também uma revista com informações das ações desenvolvidas pela administração da prefeita Evilásia Gildênia.

 

Josemar Matias (Sec. de Comunicação Social, Rivelino Câmara (Sec. de Finanças) e Pedro Rats (Empresário da área de Marketing)

Pedro Rats apresentou aos presentes o novo site da Prefeitura de Patu e a Revista com a publicação das ações da Administração da Prefeita Evilásia Gildênia

Revista Patu Melhou , Melhorou Sim, com a ações da Administração

 



Escrito por Folha Patuense às 09h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Xavier Fernandes

Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes está Desenvolvendo o Projeto "Vida em Paz, É Preciso Educar"

 

Desde o último dia 05 de setembro a Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes vem desenvolvendo o projeto "Vida em Paz, É Preciso Educar". Na programação do evento educacional, social e cultural consta de: Salas temáticas sobre: Drogas, Família, Bulling e Valores Humanos, além de oficinas de paródia, cinepaz e momento cultural com apresentação de Grupos de Danças, Apresentação Musical e palestras abordando vários temas.

O evento "Vida em Paz, É Preciso Educar" da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes tem continuidade na tarde desta segunda feira (12) e durante todo o dia de amanhã (13) onde está envolvendo toda a escola através dos professores, gestores , alunos e servidores.

A diretora Maria Terezinha Cortez está convidando toda a comunidade patuense para participar deste importante evento educacional, social e cultural da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes.

 



Escrito por Folha Patuense às 12h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




dia 12

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Programação Religiosa - Segunda Feira 12/09

19h – Oração do Terço, Novena e Missa.

Texto Bíblico para meditação: Lc: 2,41-52 (“Teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”)

Presidente: Pe. Maciel Rodrigues (Paróquia de Apodi)

Noiteiros: Pastoral da Juventude (JOCAP e JOVIASC), Grupo de Idosos João Inácio e Bairro Pe. José Kruza.

Responsáveis: Gilzeda, Genival Junior, Belinha, Lúcia Brígida, Sandoval e Mª José.

Programação Cultural Segunda Feira 12/09

19:30- Cinema na Rua com o filme: Chico Xavier
Visitas à Expoart e Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda cultural
21:00 - Apresentação Cultural da E. Munic. Raimundo Rocha
21:30 - Concerto da Banda de Musica Luiz de França Dantas
23:00 - Show com Valores da Terra
00:00 - Banda Magníficos
02:00 - Forró Sala de Reboco

Hoje é a Noite da Banda Magníficos


 



Escrito por Folha Patuense às 11h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Feira Literária

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Imagens da 1ª Feira Literária de Patu

 

Autoridades e expositores

 

Historiador Petronilo Hemetério Filho

Escritor Lenival Nunes de Andrde (Filho de Valdemar Solano de Andrade)

 

Escritor e poeta Zé Bezerra

Vice-prefeita Gorete Forte Dantas visitando o stand do Escritor do Cangaço Epitácio Filho

Professora Vioneide Linhares e alunas da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes

 

Dr. Ednardo Moura prestigiou a I Feira Literária

Empresário e contador Rubinaldo Maia também prestigiou a I Feira Literária de Patu

Peças do artesão Manoel de Epifânio fizeram parte do cenário da I Feira Literária de Patu, principalmente do stand do escritor Epitácio Filho

 



Escrito por Folha Patuense às 10h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PT

Pólo do PT Médio Oeste se Reúne neste Domingo em Caraúbas

A Coordenação do Pólo do PT no Médio Oeste Potiguar CONVIDA os companheiros (as) dirigentes, militantes, mandatos e lideranças partidários, para participar da Reunião do pólo, que acontecerá neste dia 11 de setembro (domingo) das 09:0 as 12:00hs na Câmara Municipal da Cidade de Caraúbas/RN.

 

Proposta de Pauta:

- Repasse do Encontro de Coordenadores de Pólos,

- Formação política da militância petista no pólo,

- Organização das Listas Partidárias com vista às eleições de 2012,

- Congresso de Juventude,

- Congresso Nacional do PT (Repasse das informações e resoluções)

- Eleições 2012,

 

Teremos a presença dos companheiros da Direção Estadual do PT.

Contamos com a presença dos companheiros (as).

 

Saudações Socialistas;

 

GIUZELIO LOBATO DE MELO

Pela Coordenação do Pólo do PT no Médio Oeste

9686.5444
Fonte: Blog Janduís em foco

 

  

 



Escrito por Folha Patuense às 21h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




10 de setembro

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

10/09 – SÁBADO

19 – Oração do Terço e Novena.

Texto Bíblico para meditação: Lc: 11,27-28 (Feliz o ventre que te trouxe)

Presidente: Pe. Pedro Pinto, MSF (Recife)

Noiteiros: Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha, Pastoral da Criança, Visão Mundial, Patuenses Ausentes, Bairro Sta. Teresinha e Conjunto Nova Patu.

Responsáveis: Mª Celia, Mª Lopes, Neuza, Raniery Alves, Eliana,Ana Maria, Dona Neuza, Novinha, Ritinha, Raniely.

21h - Leilão

 

Programação Cultural

06:00 - Cultura na Feira
Visita à Feira da Agricultura Familiar
15:00 – Iª Feira Literaria de Patu
Sede do Museu Municipal
19:30 - Cinema na Rua com o filme: Bela Noite para Voar
Visitas à Expoart e Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda Cultural
21:00- Leilão da Paróquia
22:30- Show com os valores da Terra
00:00- Banda Cadilak Vip
02:00 - Forró dos 3

 



Escrito por Folha Patuense às 18h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Patunews

O Blog da Folha Patuense parabeniza o redator do Blog Patu News, Josemar Vieira, pela excelente marca atingida. Isso significa muito trabalho, respeito, confiança e credibilidade. Parabéns!

 



Escrito por Folha Patuense às 21h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Cirurgias

Cirurgias Voltam a Ser Realizadas no Hospital Municipal de Patu

Ser patuense é ter os direitos garantidos, é ser respeitado, é ter a certeza de que a coletividade faz a diferença... É ter o direito de nascer e viver em paz numa cidade tranquila e de gente feliz.

É para garantir os seus direitos que a Prefeitura de Patu, através dos investimentos na Secretaria Municipal de Saúde, que o Hospital Municipal Dr. Henderson Josino Bandeira de Moura, após longos oito anos, voltou a realizar cirurgias obstetrícias e eletivas.

Na manhã desta quinta-feira (08) duas mães deram a luz no Hospital Municipal. "Foi um momento único e emocionante", disse uma das enfermeiras "parteiras."

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Ednardo Moura, o Hospital Municipal, já está preparado para receber a demanda de cirurgias de urgência. "Os pacientes que antes tinham que ser encaminhados para Mossoró, hoje poderão contar com toda a assistência dentro do próprio município", disse Ednardo.

Fonte: Secom.



Escrito por Folha Patuense às 11h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




09 set

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

09 de Setembro

09/09 – SEXTA-FEIRA

19 – Oração do Terço e Novena.

Texto Bíblico para meditação: Lc: 2,27-35 (Uma espada te traspassará a alma)

Presidente: Pe. George Lourenço, MSF

Noiteiros: Apostolado da Oração, Poder Judiciário, Promotoria Pública, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar e Bairro Costa e Silva.

Responsáveis: D. Salete Dantas, Dra. Vanessa Layssandra, Dra. Micaele Fortes , Del. Dr. Herbet Luiz, Cap. Carlos, Renarly, Rita Dalvaci e Maria Gorete.

Programação Cultural

19:30 - Cinema na Rua com o filme: Canudos
Visitas à Expoart e Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda Cultural
21:00- Apresentação Cultural da E. Munic. Raimundo Nonato
21:30 - Show de Calouros
00:00 - Banda Grafith
02:00 - Banda Amaré

Hoje é a Noite do Show de Calouros

&

 



Escrito por Folha Patuense às 10h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Dia

09 de Setembro

09 de Setembro

08 de Setembro

 



Escrito por Folha Patuense às 10h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Saga em Mossoró

“A Saga dos Limões” Será Lançada em Mossoró

De autoria do Médico Psiquiatra e Pesquisador do Cangaço Epitácio de Andrade Filho, o livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, será lançado em Mossoró, neste dia 13 de setembro, a partir das 19 horas, na Livraria Siciliano do West Shopping, localizado no Bairro Nova Betânia.

Reprodução

Capa do Livro

A abertura do evento será com a música “Outdoor de Cultura Popular”, do Compositor Dudé Viana, apresentada em voz e violão pelo próprio cantor, que fará interlúdios musicais nas fases do roteiro cenotécnico do lançamento da obra.

Foto: Cristina Cláudia

Epitácio Andrade planejando parceria com Dudé Viana

O evento será seqüenciado com uma exposição inicial do autor, que convocará os presentes para uma homenagem póstuma a José Avelino Lira, Ex-vereador de Patu, autor da proposição que concedeu título de cidadania patuense ao Escritor Epitácio de Andrade Filho.

Reprodução

Autor prestará homenagem a Zé Avelino


A apresentação do autor será feita por Kydelmir Dantas, que em 2005, quando exercia o cargo de Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), organizou mesa examinadora com estudiosos, para a apresentação da conferência: “A Importância Histórico-social do Cangaço de Jesuíno Brilhante”, que conferiu a Epitácio Andrade o título de sócio efetivo da SBEC.

Foto: Lilian Holanda

Kydelmir entrega Título a Epitácio

Na sequência do roteiro, haverá a apresentação do documentário “Cangaço e Negritude”, produzido pela Rede Potiguar de Televisão (RPTV), sob a direção da Jornalista Ana Paula Lopes, e do Cordel “O Doutor e o Cangaceiro”, do Poeta Gilberto Cardoso dos Santos.

Foto: Márlio Forte

Capa de “O Doutor e o Cangaceiro”

O poema “Cantofa e Jandi”, de Aucides Sales, musicado por Dudé Viana, anunciará a apresentação da obra pelo Convidado-especial Professor Antônio de Farias Capistrano, ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), grande conhecedor da temática afro-brasileira. O evento se encerrará com a sessão de autógrafos, tendo como fundo musical, canções apresentadas por Dudé Viana.

Fonte: Epitácio Filho.



Escrito por Folha Patuense às 09h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Fetraf

Coordenador Geral da FETRAF Participou de Renião na Cidade de Olho D`água do Borges

Na manha desta quinta-feira (08) a Regional Médio Oeste da FATRAF, reuniu sua base sindical formada por 08 SINTRAFs, na cidade de Olho D`água do Borges, com o objetivo de tratar das diretrizes do movimento fetrafiano no estado e no país. Estavam presentes o Diretor de Formação PÔLA PINTO, Diretor de Políticas Agrárias HILDEBRANDO ROCHA, o Coordenador Geral da FETRAF-RN, João Cabral e representações dos SINTRAFs de: Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Olho Dágua dos Borges, Rafael Godeiro, Felipe Guerra, Apodi. Também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Olho Dágua dos Borges, José Sérgio de Queiroz.

A reunião foi aberta por Leôncio Amorim Carlos (presidente do SINTRAF de Olho Dágua dos Borges) que fez acolhida a todos (as) e coordenada por PÓLA PINTO (Coordenador de Formação da FETRAF), que apresentou a pauta da reunião, que constou: - O sindicalismo da agricultura familiar;  Relato da situação dos SINTRAFs na região;  Agenda de criação de novos SINTRAFs na região.

O Coordenador Geral da FETRAF-RN, JOÃO CABRAL, fez uma exposição acerca do sindicalismo em nosso país, a política sindical da federação, as bandeiras de lutas da FETRAF visando tornar a agricultura familiar uma categoria forte pela importância que esta representa na economia da nação, a busca de melhores condições de vida para o campo, como: HABITAÇÃO, CRÉDITO, COMERCIALIZAÇÃO, direitos da categoria e as políticas públicas para os agricultores (as).  Foi encaminhado o processo de fundação de novos SINTRAFs em outros municípios, neste mês de Setembro, sendo: Dia 22 em Lucrécia e São Francisco do Oeste, no dia 23 em Almino Afonso e Patu, dentro do embasamento legal que parte da Lei 11.326/2006, que criou a agricultura familiar como categoria no Brasil.

No dia 15 de setembro haverá a reunião mensal da Regional da FETRAF Médio Oeste na cidade de Felipe Guerra.
Fonte: Blog Janduís em Foco.

 



Escrito por Folha Patuense às 00h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Feira Literária

Patu Realiza sua Primeira Feira Literária neste Sábado (10/09)

  

                         Neste dia 10 de setembro, amanhã, a partir das 15 horas, na Estação Cultural, o município de Patu vai realizar a sua primeira feira literária, com expositores locais, para estimular a produção literária e incentivar a leitura entre os participantes do “maior evento sócio-cultural do médio-oeste potiguar”, a Feira da Cultura de Patu, que está ocorrendo em concomitância com a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores.

                                             O livro A Saga dos Limões do escritor Epitácio Filho estará à venda em stand, especialmente, decorado pelas Professoras Norma Regina Saraiva e Ana Lúcia Ferreira, juntamente com cordéis dos poetas Gil Hollanda, Gilberto Cardoso dos Santos e Basto do Córrego Verde. Outra saga que comporá a exposição é o livro “Uma mudança ao Ceará”, da Escritora Patuense Mocinha Saraiva, que foi lançado em 2002, por meio de uma parceria cultural do Escritor Epitácio Andrade e do jornalista caicoense F. Gomes (in memoriam).

Aderson Leão em reunião com agentes culturais.

                           A Feira Literária de Patu, primeira FLIPATU, terá ainda como expositores o historiador Petronilo Hemetério Filho, o poeta Zé Bezerra, Lenival Nunes, professora Vioneide Linahares, dentre outros. No momento da instalação da FLIPATU, os ex-presidentes da ACUP farão apresentações do acervo exposto e o fomentador cultural Aderson Leão anunciará a inauguração do “Museu Casa de Pedra”, no Sítio Escondido, na zona rural de Patu, em 20 de novembro, dia da consciência negra.   

Local da 1ª Feira Literária de Patu

sábado 10 de Setembro

15:00 horas

Fonte: Epitácio Filho



Escrito por Folha Patuense às 23h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Fátima

Fátima Bezerra Fará Palestra sobre Reforma Política nesta Sexta Feira (09/09) em Pau dos Ferros

 

Fátima Bezerra fará palestra sobre Reforma Pólítica

Local: Câmara Municipal de Pau dos Ferros

Horário: 19 horas

 



Escrito por Folha Patuense às 19h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




UERN

Greve na UERN Completa 100 Dias

 

A ADUERN encaminhou, dentro do prazo estipulado pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN), esclarecimentos sobre a greve dos professores que completa hoje 100 dias. A mensagem enviada atende a uma solicitação do relator da matéria que pede a ilegalidade e abusividade do movimento paredista dos servidores da UERN que foi impetrada pelo Governo do Estado, através da Universidade, no último dia 30.

 Na ação, a administração estadual solicitava uma liminar judicial que suspendesse imediatamente a paralisação. Entretanto, o desembargador Saraiva Sobrinho decidiu não conceder de imediato a liminar e abriu um prazo para ouvir as partes. “Diante da relevância da matéria e dos direitos postos em conflito (educação x greve) reservo-me à análise do pleito liminar a momento posterior a manifestação dos requeridos”, diz o despacho do relator.

 A ADUERN considerou a decisão do relator como uma vitória, já que espera que na audiência de conciliação solicitada pela assessoria jurídica da entidade se obtenha um acordo. “Prestamos todos os esclarecimentos solicitados pelo TJRN. Durante o período de greve, houve consenso em alguns pontos da pauta de reivindicações da categoria. Dessa forma, pedimos a homologação do Tribunal para essa parte que foi consenso e ainda uma audiência de conciliação para os pontos ainda em discussão”, explica Lindocastro Nogueira, assessor jurídico do Sindicato.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o principal responsável pelo impasse na UERN é o Governo do Estado que se manteve intransigente nas negociações. “Por outro lado, a ADUERN demonstrou equilíbrio e sensibilidade, mesmo nos momentos em que a categoria docente e a própria UERN sofreu insultos, ataques e ameaças por parte do Governo”, afirma.

 Histórico

A greve dos professores da UERN foi iniciada no dia 31 de maio. No entanto, a campanha por mais verba para a UERN, melhores salários e melhores condições de trabalho teve início dois meses antes, em 31 de março. Na ocasião, foi definida a pauta de reivindicações da categoria docente que, entre outras, pedia autonomia financeira para a Universidade, liberação de verbas e suplementação do orçamento da UERN, universalização do regime de trabalho de dedicação exclusiva e urbanização e segurança para a Universidade.

 Além dos professores, os técnicos administrativos também deflagraram a greve no mesmo dia 31 de maio. Os estudantes da UERN iniciaram a greve no dia anterior.


Outras notícias no site: www.aduern.org.br


--
Jornalista
Talita Lucena (DRT 1551-RN)
(84) 8705 8769



Escrito por Folha Patuense às 18h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




08 setembro

Festa de Nossa Senhora das Dores

28ª Feira da Cultura

Quinta Feira 08 de Setembro

19h – Oração do Terço e Novena.

Texto Bíblico para meditação: Lc: 1,39-47 ("Bem-aventurada aquela que acreditou")

Presidente: Pe. Possidio Lopes (Paróquia de Martins)

Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Família (Setores: Batismo e Matrimônio), Pastoral do Dízimo, Bairro da Estação.

Responsáveis: Equipe Dirigente, Jorge e Lourdes, Raimundo e Leida, Neto, Sr. Benício, Equipe do Dízimo, Sandoval e Mª José, Pedro, Cicera Calixta e Luzia.

No Palco da 28 Feira da Cultura

Programação Cultural - Quinta Feira 08 Setembro

 

19:30 - Cinema na Rua com o filme: O pagador de promessas
Visitas à Expoart e Exps. artísticas na Pref. Municipal e Tenda Cultural
21:00 - Apresentação Cultural da E. Estadual Professor João Godeiro
21:30 - FEMUP- Festival de música Patuense
00:00 - Forró Saia Rodada
02:00 - Xote do Pankadão



Escrito por Folha Patuense às 11h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




aniversário

Feliz Aniversário!

Poeta Zé Bezerra

Parabéns e tudo de bom em sua vida!

 

 



Escrito por Folha Patuense às 10h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Festa

Imagens da Abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores 2011

 

Hasteamento do pavilhão de Nossa Senhora das Dores

Apresentação da Banda de Música Luís de França Dantas

Missa de abertura da Festa celebrada pelo Pe. George Lourenço 

Após a missa foi realizado jantar e Show com as bandas Intersessamba e Som do Pai

 

CONVITE

 



Escrito por Folha Patuense às 22h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Feira Literária

28ª Feira da Cultura

I Feira Literária de Patu

Sábado (10/09) às 15:00 horas

Trabalhos Literários que Serão Apresentados na Feira

História de Patu - Petronilho Hemetério Filho

Nas Trilhas do Cordel - Zé Bezerra

A Saga dos Limões - Epitácio Filho

Uma Mudança ao Ceará - Dona Mocinha Saraiva

Trabalhos Literários - Professora Vioneide Linhares

O Doutor e o Cangaceiro - Gilberto Cardoso dos Santos

Trabalhos em Cordel sobre Jesuíno Brilhante -  Gil Holanda

Manual de Redação em Cordel e Enigma do Amor - Lenival Nunes de Andrade

Trabalhos publicados por: Cleilson Carlos, Jorge Gonçalves, Chico Mota, Basto do Córrego Verde e outros.

Local da I Feira Literária de Patu

Estação Cultural - Praça José Pereira de Queiroz "Praça do Povo"

OBS: Quem possuir trabalhos literários publicados e desejar expor na I Feira Literária de Patu procurá Chemila Câmara Rocha (9914-3587) ou Aluísio Dutra de Oliveira (9634-0888).

 



Escrito por Folha Patuense às 22h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Feira

28ª Feira da Cultura

Neste Sábado (10/09) tem Cultura na Feira da Agricultura Familiar

Neste sábado (10/09) a Feira da Agricultura Familiar de Patu será especial. Estamos no período da Festa de Nossa Padroeira, Nossa Senhora das Dores e 28ª Feira da Cultura. A feira contará com a presença de artistas populares do teatro, poesia, cordel, danças e muito forró pé de serra. 

Participe da Feira da Agricultura Familiar de Patu, adquira produtos ecologicamente corretos e leve de brinde muita cultura popular.

   

Realização

Prefeitura Municipal de Patu

Centro Juazeiro

PDA Novo Sertão - Visão Mundial

As mãos que alimentam a nação

 



Escrito por Folha Patuense às 21h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




7 de setembro

Prefeitura Municipal de Patu

C O N V I T E

A Prefeita Municipal de Patu, Evilásia Gildênia de Oliveira, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família, para participar dos festejos cívicos alusivo aos 189 anos da Independência do Brasil.

Programação:

08 h - Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, com a participação da Banda de Música Luis de França Dantas.

Local: Sede do Poder Executivo. 

Data: 07 de setembro de 2011.

Evilásia Gildênia de Oliveira

Prefeita

 



Escrito por Folha Patuense às 20h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Decreto

Veja os Horários de Fucionamento das Repartições Públicas Municipais no Período da Festa da Padroeira e 28º Feira da Cultura de Patu

A Prefeita Evisásia Gildênia, através do decreto nº 013/2011, torna público os horários de funcionamento das repartições públicas municipais no período da Festa da Padroeira e 28º Feira da Cultura:

 * Fica estabelecido que, durante o transcurso de 7 a 15 de setembro de 2011, o horário de expediente em todas as repartições do Poder Executivo Municipal, será o de 10:00 às 14:00 horas.

* No caso das unidades de saúde do Município, observar-se-ão os seguintes horários de funcionamento:

* O Hospital Municipal "Doutor Henderson Bandeira de Moura" funcionará ininterruptamente, 24 horas;

* A Secretaria Municipal de Saúde e os postos de saúde e unidades de saúde da família funcionarão das 08:00 às 12:00 horas, das segundas às sextas-feiras.

* Salvo no Hospital Municipal "Doutor Henderson Bandeira de Moura", que deve funcionar ininterruptamente, não haverá expediente em todas as demais repartições e unidades no dia 15 de setembro, em virtude do feriado da Padroeira do Município.

Fonte: Secom.



Escrito por Folha Patuense às 20h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Saga dos Limões

Empresários Despertam Interesse pela "Saga dos Limões"

O livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", do Pesquisador Social Epitácio de Andrade Filho tem despertado interesse de variados segmentos da sociedade potiguar, entre os quais, está ganhando visibilidade a categoria empresarial.

O empresário rafaelense Airene Paiva do ramo notarial, radicado em Parnamirim, na região metropolitana da grande Natal, foi um incentivador do trabalho do escritor patuense, colaborando com a edição do livro e ressaltando que o ensaio historiográfico de Epitácio Andrade "resgata fatos importantes do período imperial, como a lei do registro civil, que iniciou o laicismo do estado brasileiro", tendo relevante importância para a história dos registradores e notários, como também para a democracia brasileira.

Foto: Felipe Nunes

Airene Paiva com Epitácio Andrade

Em Messias Targino, no médio-oeste potiguar, o empresário Francisco Borges, "Borginho", ao ler "A Saga dos Limões" constatou que a descrição do conflito cangaceiro ocorrido no oeste potiguar e fronteira paraibana, área de atuação do seu comércio de eletromóveis em quase três dezenas de cidades, tem tudo a ver com a história dos primórdios da atividade comercial na região.

Foto: Cristina Cláudia

Vereador Pola, Epitácio e Borginho

Para o Vereador Petista Pola Pinto, que acompanhou o médico Epitácio Andrade na visita a loja matriz da empresa Borges Eletromóveis, em Messias Targino, "apesar do conteúdo do livro ser voltado para o resgate de personagens que sempre ficaram à margem do processo histórico, é também importante, essa ligação que o autor consegue fazer com o setor empresarial".

Foto: Salomão Nogueira

Daniel Rocha com Epitacinho

Encontrando seu amigo de infância, desde os tempos em que o autor era conhecido como "Epitacinho", o empresário do ramo de vendas de automóveis Daniel Rocha constatou que seu avô Joaquim de Oliveira Rocha e seu tio João Bosco Rocha são referenciados no livro, como fomentadores culturais da história de Jesuíno Brilhante, e que Dona Carmelita Rocha, sua avó, uma das primeiras professoras de Patu, terra natal do cangaceiro, colaborou com a produção da importante obra "Jesuíno Brilhante em História de Quadrinhos", de Emanoel Cândido do Amaral e Aucides Sales.

Fonte: Epitácio Filho/Blog do Pôla Pinto.

 



Escrito por Folha Patuense às 19h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Volei Areia

Imagens do Torneio de Vôlei de Areia de Patu

Jony com sua equipe de colaboradores do torneio de voleibol de areia

Patrocinadores do II Torneio de Vôlei de Areia de Patu

Dupla Campeã: Chicola e Naldo de Caicó-RN  

Giliard e Murilo de Caraúbas-RN 2º lugar

Dupla de Caraúbas Tiago e Tarcio 3º lugar

Dupla de Jucurutu Rodolfo e Adenilson 4º lugar

Fonte e fotos: Blog Patu no Esporte de Gledson Solano.

www.patunoesporte.blogspot.com

 

 



Escrito por Folha Patuense às 19h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Ato de filiação

Filiação de Atimar ao PT

Ato Político Mobilizou Setores Culturais de Patu e Região

A filiação do economiário Francimar Godeiro ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Patu, conhecido como "Atimar", no último dia 28 de outubro, em memorável ato político, ocorrido na Boate Pântano, serviu também para mobilizar os mais importantes setores culturais daquela cidade oestana.

Fundado pelo Professor Universitário Aluísio Dutra, ex-secretário municipal de educação e cultura, e pelo Professor e Poeta José Bezerra de Assis, a festa política do PT de Patu começou quando o Professor Aluísio fez uma retrospectiva histórica da construção partidária, resgatando a memória de Luiz Saraiva, como um dos primeiros filiados ao partido, e lembrando a cidadania póstuma concedida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, ao saudoso "artífice do Ferro", que estava representado por seus familiares.

Reprodução

Luiz Saraiva, "O Artífice do Ferro"

A mobilização dos setores culturais de Patu teve início, no dia anterior à festa política, quando Francimar Godeiro acompanhou o pesquisador social Epitácio Andrade numa visita a comunidade quilombola do Jatobá, juntamente com o bancário Evandro Moura, que há 15 anos, apresentou ao projeto "Trilhas Potiguares", o sítio arqueológico daquela comunidade, que foi a primeira auto-reconhecida como remanescente de quilombo no estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Epitácio Andrade

Júnior do Jatobá, Evandro e Atimar na Unidade Produtiva

Durante a visita ao Quilombo do Jatobá, Atimar Godeiro conversou, demoradamente, com o guia turístico José Ernesto Ferreira, "Zé Doido", sobre as potencialidades e sobre a viabilidade da exploração do turismo rural utilizando o patrimônio histórico e cultural representado pelas comunidades patuenses. "Zé Doido" participou, ativamente, do ato político do domingo.

Foto: Epitácio Andrade

Atimar, Evandro, Zé Doido e quilombolas na Horta Orgânica

A mobilização cultural continuou a noite, no Bistrô Point Vip da empresária Shirley Holanda, com o lançamento do documentário "Cangaço e Negritude", que retrata o lançamento do livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", do Escritor Patuense Epitácio Andrade, contando com a presença da Prefeita Evilásia Gildênia, do Secretário de Saúde Ednardo Benigno de Moura, do Secretário de Cultura Genival Filho, dentre outras autoridades e convidados. Nos bastidores deste evento cultural, o Escritor Epitácio Andrade, que esteve na atividade acompanhado da esposa Cristina Cláudia e de familiares, saudou e agradeceu a presença especial dos frequentadores do Point Vip e convidados que compareceram em grande número.

A presença de lideranças petistas facilitou a mobilização dos setores culturais. O folclorista João de Artur, um dos grandes nomes da cultura patuense, foi saudar a Deputada Federal Fátima Bezerra, que na ocasião da filiação de Atimar Godeiro, prometeu dividir o sonho de Epitácio Filho de trazer o Ex-presidente Lula à comunidade do Jatobá.

Foto: Márlio Forte

João de Artur e Epitácio em evento cultural

Fomentadora da cultura potiguar, a Deputada Fátima Bezerra (PT) fez uma referência elogiosa ao artista plástico e fotógrafo mais concorrido do Estado Márlio Dantas Forte, irmão da vice-prefeita de Patu Gorete Dantas, que também estava presente ao evento político.

Foto: Cedida

Ativista Cultural Márlio Forte

Com a presença de artistas, cantores, poetas, folcloristas, atores, dançarinos, artesãos, fomentadores e empresários, o ato político foi se transformando numa grande festa Cultural.

Foto: Aluísio Dutra 

Relembrando a Banda 2001

Ao final do evento, na tradicional Boate Pântano, vôos rasantes da maravilhosa voz do cantor Raimundinho Braz harmonizaram com os dissonantes acordes do violão elétrico de Raniere Teixeira e seus parceiros, para relembrar a magistral Banda Musical 2001, do "velho" Paulo Godeiro, novo filiado do PT de Patu.

Foto Giuzélio Lobato

Berg na Boate Pântanos ao lado dos vereadores do PT João Maria, Raimundo e Braga

Quem também marcou presença no ato de filiação de Atimar Godeiro foi o artista popular BERG que pertence a Cia Cultural e Teatral Ciranduís onde o mesmo desenvolve um trablaho muito importante na divulgação da cultura popular em nossa região. Berg apresentou e debateu na Câmara Municipal de Messias Targino, a convite do vereador Pôla Pinto, um planejamento para elaboração de um plano municipal de Cultura onde a mesma ação será realizada em Patu a convite da vereadora Lucélia Ribeiro Dantas.

 



Escrito por Folha Patuense às 21h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Saga dos Limões

A Saga dos Limões Será Lançado em Mossoró

A SAGA DOS LIMÕES

Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante,

do Médico Psiquiatra e Pesquisador Social

Epitácio de Andrade Filho,

a se realizar:

Data: Dia 13 de setembro de 2011 – Terça-Feira

Horário: a partir das 19 horas

Local: Livraria Siciliano – West Shopping – Mossoró/RN

 



Escrito por Folha Patuense às 21h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




vioneide

Professora Vioneide Linhares Representou o RN em Seminário em Brasilia

 

A professora Maria Vioneide Linhares, de Patu-RN, apresentou o projeto "Correio da Amizade" em Brasília, no dia 30 de agosto de 2011, no seminário: A escrita em foco: uma reflexão em várias vozes.

O seminário foi promovido pela Olimpíada de Língua Portuguesa, fruto de uma parceria entre a Fundação Itaú Social, Ministério da Educação e o Cenpec, que reuniu 400 profissionais envolvidos, em todo o país, com políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa, com o objetivo de proporcionar reflexão e o debate sobre as possibilidades do ensino da língua com foco na escrita. Essas discussões fornecerão os conteúdos para a elaboração de um documento com indicações para políticas públicas na área do ensino de língua Portuguesa.
Foram apresentadas 25 práticas docentes, entre elas a da professora Vioneide Linhares, da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, representando o Estado do Rio Grande do Norte.

Disposta a despertar nos alunos o interesse pela escrita, a professora optou por um gênero hoje considerado obsoleto e quase desconhecido pelos alunos: a carta. O processo de produção da carta, que teve como destinatário os alunos da Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, em parceria com o professor "Josemar", foi antecedido pela apresentação das características do gênero, a leitura do Livro "Marta & William", a montagem de um "mural de cartas" escritas por parentes e trazidas de casa pelos alunos e incluiu ainda uma sessão de cinema na qual foi exibido o filme "Central do Brasil", de Walter Salles. O título foi escolhido porque a protagonista da história é Dora, uma "escrevinhadora" de cartas, levando-os a reconhecer a importância de saber ler e escrever. O intercâmbio entre os alunos das duas escolas, através de cartas, recebeu o apoio do diretor dos correios do município, "Arní‘, que ofereceu os selos e recepcionou os alunos.

O projeto, além de contribuir para a escrita reflexiva, promove o conhecimento de outras realidades e estimula o estabelecimento de novas relações humanas.

Fonte: Blog Patunews.

NOTA do BLOG: A professora Vioneide Linhares foi convida para participar da I Feira Literária de Patu que acontecerá no próximo sábado (10/09) , a partir das 15 horas, na estação da Praça do Povo onde vários autores de Patu e região estarão expondo os seus trabalhos. A I Feira Literária de Patu faz parte da Programação da 28º Feira da Cultura.

NOTA do BLOG 2:  Quem possuir trabalhos publicados em livros, revistas, cordéis e similares que desejarem apresentar na I Feira Literária de Patu, deverá procurá a Secretaria Municipal de Educação, com Chemila Câmara Rocha para fazer o devido cadastro.  

 



Escrito por Folha Patuense às 20h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Viagem

Pe. Domingos de Sá Participará de Encontro Mundial de Provinciais na Bolívia

 

O Padre Domingos de Sá Filho, msf, Reitor do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis e Administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Patu/RN, recentemente assumiu a função de Provincial dos Missionários da Sagrada Família do Nordeste. Padre Domingos foi para Recife e de lá vai viajar para Bolívia onde participará de encontro de Provinciais Superiores de todo o mundo, na cidade de Santa Cruz De La Sierra - Bolívia, retornando ao Brasil e Patu no dia 21 de setembro.

O Padre Domingos estará afastado no período da Festa da Padroeira para participar deste encontro, mas, lembra aos Romeiros e Paroquianos que deixará responsabilidade das ações do Santuário do Lima e Paróquia de Patu para os padres Marconi Nunes e George Lourenço.

Padre Domingos de Sá informou que estará acompanhando diariamente, pelos Blogs da Cidade, a festa de Nossa Senhora das Dores e assistirá as novenas pela Intenet através da FM Educadora Patuense.

 

 



Escrito por Folha Patuense às 19h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Assembleia de Deus

Imagens da Sessão que Homenageou os 100 Anos da Igreja Assembleia de Deus no Brasil

Fotos: Blog do Campelo

 

Mesa de autoridades

Participantes 

Vereadores

 

Carlos Godeiro presidiu o cerimonial

Pastor Martins Alves e a vereadora Dra. Margarida

Pastor Coriolano recebendo das mãos da Prefeita Evilásia a comenda em homenagem ao centenário

Comenda entregue ao pastor Martim Alves pela Vereadora e Presidente da Câmara, Maria Helena Gentil

OBS: Outra imagens veja nos blogs do Bruno Campelo e da Igreja Assembleia de Deus.

 

 

 



Escrito por Folha Patuense às 17h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Informe Publicitário

Informe Publicitário

 



Escrito por Folha Patuense às 17h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Telecentro

Prefeitura de Patu Fará Aula Inaugural do Telecentro Comunitário nesta Segunda Feira (05/09)

 

A prefeitura Municipal de Patu, através da Secretaria Municipal de Educação e do Desporto, vai promover nesta segunda feira (05/09) a aula inaugural do Telecentro Comunitário que está instalado no edificio Castelo Branco, sede da Biblioteca Pública Municipal. A aula inaugural do telecentro acontecerá a partir das 6:30 h e toda pupulação está sendo convidada para prestigiar este importante projeto de inclusão digital e social. 

 



Escrito por Folha Patuense às 13h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Romaria

Romaria da Legião de Maria Acontece Hoje no Santuário do Lima (04/09)

 



Escrito por Folha Patuense às 11h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mova Brasil

Mova Brasil Relizou Encontro com Educadores, Educandos e Parceiros do Projeto

Foi realizado na última quinta feira (01/09) na cidade de Mossoró, Encontro com Educadores, Educandos, Coordenadores e Parceiros do Projeto Mova Brasil, projeto idealizado pelo Instituto Paulo Freire em parceria com a FUP - Federação Única dos Petroleiros, Petrobrás e parceiros locais. O encontro teve como tema" Os percursos, Os Percalços e As Perspectivas do Ensino de Jovens e Adultos no RN/Brasil" onde aconteceu nas dependências do IFRN e contou com a participação de autoridades do MEC, Petrobras, Sindipetro, Federação dos Petroleiros, Gerência Municipal de Educação de Mossoró, Secretaria Estadual de Educação além dos educadores, coordenadores, educandos e parceiros do Mova Brasil de todo o estado.

O encontro teve a seguinte programação:

Abertura com a fala das autoridades convidadas.

Mesa redonda com o tema: Os percursos, Os Percalços e As Perspectivas do Ensino de Jovens e Adultos no RN/Brasil" com a participação dos seguintes convidados: Mauro José da Silva (Diretor de Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos do MEC); Ieda Xavier (Gerência Municipal de Educação de Mossoró), Francisco Edilson Neto (Aluno do Mova Brasil e Presidente do Sintraf de Apodi), Jaison Morais (FUP) e representantes das seguintes instituições: Secretaria de Educação do RN, Instituto Paulo Freire, IFRN e Petrobras. 

Apresentação Cultural com o poeta Antônio Franciso;

Apresentação de relatos e depoimentos dos educandos do Mova Brasil.

O município de Patu enviou uma comitiva constituída pela coordenadora do Núcleo do Mova Brasil Patu, Elnai Miranda de Morais, Monitores, Educandos e os parceiros do Programa, Lucélia Ribeiro Dantas e Aluiso Dutra de Oliveira.

Evento realizado no auditório do IFRN - Mossoró

A vereadora e sindicalista Lucélia Ribeiro prestigiou o evento acompanhando a comitiva de Patu e Região (Almino Afonso, Caraúbas e Antônio Martins)

Pôla Pinto e Aluísio Dutra - parceiros do Projeto Mova Brasil

Francisco Edilson Neto, presidente de um dos maiores sindicatos do Estado, o Sintraf de Apodi, destacou a importância do Projeto e disse que foi alfabetizado pelo Mova Brasil

 

Apresentação dos educandos do Mova Brasil

Apresentação especial do poeta Antônio Francisco

 



Escrito por Folha Patuense às 10h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CDL

CDL Promoverá Reunião com Lojistas nesta Segunda Feira (05/09)

A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Patu vai promover nesta segunda feira (05/09) reunião com os lojistas associados, a partir das 19:30 h, na sede do Sindicato Patronal Rural, localizado à rua Pompeu Teixeira, 355, onde na oportunidade serão tratados os seguintes assuntos:

* Novo endereço da sede da CDL;

* Certifcado Digital;

* Planta da sede da CDL;

* Promoção da CDL;

* Visita do Sebrae (Agelda)

* Outros assuntos de interesse da Classe Lojista.

A presidente da CDL de Patu, Jaíza Dantas, informou que a presença de todo os associados é muito importante.

 



Escrito por Folha Patuense às 10h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Quilombolas

Oscip Valer e Coepir/RN Definem Itinerário Oficial do 1º Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras

 

IPANGUAÇU – A sede da Câmara Municipal de Ipanguaçu foi o espaço físico escolhido para abrigar, dia 13 de setembro corrente, uma terça-feira, o 1º Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do Vale do Açu. O evento é idealizado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Valer – Capacitação, Pesquisa e Assessoria para o Desenvolvimento Local Sustentável, com sede em Assú. O tema central do evento é "A Política de Promoção da Igualdade Racial e Minorias no Brasil".
Compartilham da realização, além da Valer, a Coordenadoria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte (Coepir/RN), órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), e a Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu. Entre os parceiros do Seminário constam as prefeituras de Assú e Afonso Bezerra; o Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a Caixa Econômica Federal; e o escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A programação, nas instalações físicas do Poder Legislativo ipanguaçuense, se verificará das 8h às 12h30 do dia 13 deste mês. O cronograma será aberto com um café regional e o credenciamento dos participantes, às 8h. Às 8h30 será observado um momento cultural com o grupo folclórico de dança da comunidade rural de Picada. O instante de composição da mesa dos trabalhos para a abertura oficial do Seminário ocorrerá às 8h40 e, em sequência, o pronunciamento das autoridades.
As atividades da primeira mesa temática do seminário se observarão às 9h10, com a participação de Ivonete Carvalho, titular da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial (Seppir), em Brasília, que destacará o tema "A Política de Promoção da Igualdade Racial no Brasil: Os Desafios da Cultura Afro". A agenda prosseguirá às 9h40 com a apresentação do livro "Cangaço e Negritude" e do documentário sobre "Chica Brejeira", com o escritor e pesquisador Epitácio de Andrade Filho.

Fonte: O Mossoroense

 



Escrito por Folha Patuense às 18h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




I Feira Literária

 DIA 10 de Setembro - SÁBADO

Estação das Artes

 

Local:  Museu Municipal de Patu

 

28º Feira da Cultura

A partir das 15:00hs


PARTICIPEM!

Realização

Prefeitura Municipal de Patu

Secretaria Municipal de Educação e Desporto



Escrito por Folha Patuense às 22h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




INSS

Deputada Fátima Bezerra Quando Veio a Patu Fez Visita a Construção da Nova Agência do INSS

Lenivan Nunes, Cleilson Carlos,  Fátima Bezerra, Ranier, Pôla Pinto, Dr. Epitácio Filho e Esposa

Uma nova Agência da Previdência Social (APS) está sendo construída em Patu. No final de semana passado a deputada federal Fátima Bezerra (PT), acompanhada do vereador de Messias Targino Pôla Pinto (PT), do presidente do PC do B de Almino Afonso, Cleilson Carlos, de Lenivan Nunes de Rafael Godeiro e do médico psiquiatra, Dr. Epitácio Andrade Filho, e outros amigos da deputada estiveram visitando a construção dessa agência que faz parte do plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do Ministério da Previdência iniciado na gestão do ex-presidente Lula (PT). De acordo com a deputada a inauguração da nova agência deverá ocorrer em breve, já que, mesmo estando atrasada a obra está em fase de acabamento.

Fátima Bezerra e Cleilson Carlos, servidor da Agência do INSS Patu-RN

Segundo a deputada, o Governo Federal vem assumindo uma postura de garantir aos segurados da previdência conforto e um bom atendimento o que tem se concretizado na construção de novas agências em todo o país. “O benefício começa pela viagem, onde antes muitos tinham que se deslocar vários quilômetros para ter um atendimento, que muitas vezes não era o dos melhores. Hoje, o governo está sensível ao conforto e bom atendimento aos seus segurados. Vale lembrar que esse trabalho foi iniciado ainda com o governo Lula e tem continuidade com a presidenta Dilma”, disse a deputada.

A agência de Patu irá beneficiar pelo menos cinco municípios em torno da cidade, como Messias Targino, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Frutuoso Gomes, Lucrecia e Antonio Martins. O novo prédio conta com uma sala de serviço social, uma sala para perícia médica e pontos de atendimento, que devem assegurar cerca de mil atendimentos mensais.

Fonte: Blog do Pôla Pinto.



Escrito por Folha Patuense às 21h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CUT

Lideranças Sindicais da Região Participaram de Plenária Estadual da CUT

Destaque para Pôla Pinto (Sintraf Messias Targino) e Francisco Edilson Neto (Sintraf Apodi) 

Lideranças do sindicalismo regional participaram no período de 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2011, no Instituto Federal de Educação - IFERN, em Natal/RN, da 13ª Plenária Estadual da CUT. Segundo informações de Genédio Pôla Pinto, diretor da FETRAF a plenária teve como objetivo elaborar um plano de lutas para a classe trabalhadora no Estado. Durante a plenária foram discutidos temas importantes da agenda para classe trabalhadora tais como: Redução de Jornada de Trabalho, Ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, Reforma Agrária, Agricultura familiar e Organização das mulheres no mundo CUTista. “Foi feito uma avaliação da conjuntura internacional e nacional, um balanço da gestão da CUT, bem como um debate sobre a Política Nacional de Formação da CUT.

O professor Raimundo Nonato de Almeida que é dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Messias Targino também participou da plenária estadual da CUT/RN. Os dirigentes da região do Médio Oeste Francisco Edilson Neto (Apodi), Raimundo Canuto de Brito (Janduis) e Pôla Pinto (Messias Targino) ligados a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, da participaram da plenária. Dos seis delegados eleitos do Estado do Rio Grande do Norte para a Plenária Nacional o dirigente Raimundo Canuto de Brito, será um deles que vai representar o nosso estado.

Raimundo Canuto de Brito um dos delegados eleitos do Estado do Rio Grande do Norte para participar da Plenária Nacional da CUT

Fonte: Blog do Pôla Pinto.



Escrito por Folha Patuense às 21h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Segurança

Audiência Discutiu Situação da Segurança Pública na Região do Médio Oeste

 Caramuru Paiva (vice-prefeito de Campo Grande), Salomão Gurgel (prefeito de Janduís), Deputado Fernando MINEIRO, Vereadores Raimundo Canuto, Adeilson Alves, Braga e Gaspar(advogado da prefeitura de Janduis)

 Na manhã da última quarta-feira (31/08) aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do Estado, uma importante audiência para tratar da questão da segurança pública na região do médio oeste potiguar. Esta reunião foi desdobramento de uma primeira acontecida há quinze dias por iniciativa dos vereadores BRAGA E FÁBIO DANTAS (Janduís) e os deputados estaduais FERNANDO MINEIRO e Leonardo Nogueira, onde se discutia a falta de segurança e policiamento em Janduís.

Desta primeira reunião surgiu a proposta do deputado MINEIRO, para que a discussão fosse ampliada para todos os municípios da região, como Campo Grande, Caraúbas, Janduís, Messias Targino, Patu, Paraú, Upanema e Triunfo Potiguar, cidades da região mais afetadas com problemas de segurança, e ainda por estes terem os mesmos problemas de segurança, região onde o crime age de forma articulada entre estas. Na audiência estava presente todo o comando da segurança pública do RN, começando pelo secretário de segurança pública do estado Dr. Aldair Rocha, secretário adjunto, Coronel Araújo (comandante geral da policia militar) Coronel Reinaldo (comandante de policia militar no interior), Dr. Fábio Rogério (comandante geral de policia civil), Dr. José Carlos Oliveira (delegado geral de policia civil do interior), deputados estaduais FERNANDO MINEIRO e Leonardo Nogueira. Além destes estavam representados cinco municípios dos oitos da região citada. Janduís: Vereadores BRAGA E FÁBIO DANTAS (articuladores iniciais da discussão), Salomão Gurgel (prefeito), Adeilson Alves (presidente da Câmara Municipal) e o vereador RAIMUNDO DO SINDICATO (Janduís); Campo Grande: CARAMURU PAIVA (Vice-prefeito), vereador Antonio Holanda (presidente da Câmara) e os vereadores/as Arnaldo Bezerra, Wagner Souza e Branquinha; Caraúbas: Ademar Ferreira (prefeito), Alcivan Viana (vice-prefeito); Messias Targino: Shirley Targino (prefeita), Rubinho (vice-prefeito), vereador presidente da Câmara Municipal); Triunfo Potiguar: Aldenor (prefeito), o vice-prefeito e Inácio Bezerra (Secretário de administração). Faltaram a audiência os municípios de Upanema, Paraú e Patu.

Momento da audiência sobre Segurança Pública para a Região do Médio Oeste

Cada município fez um relato da situação de falta de segurança porque passam e ao final se constatou que os problemas entre os cinco municípios presentes são comuns, tais como: Falta de policiamento ostensivo, pouco  efetivo policial, veículos insuficientes e ou sucateados, falta de combustível para as viaturas fazerem as rondas na cidade e na zona rural, estrutura das delegacias deficitárias e em alguns municípios falta de delegado e escrivães.

As autoridades de segurança pública do estado demonstraram grande interesse em resolverem os problemas de segurança existente na região, mais relataram que passam por falta de condições materiais (veículos, equipamentos...), questão financeira (para pagamento de diárias de policiais qualificados e combustíveis) e um dos maiores e principais problemas que a falta de efetivo de policiais militar e civil e de delegados e escrivães suficientes para atender a demanda existente. Só para se ter uma idéia desta questão do efetivo policial, um município como Janduís que deveria ter um efetivo de 07 policiais em rua só conta em média com dois a três, o mesmo com Campo Grande que era para ter 15 policiais, Messias Targino 07, Triunfo Potiguar 08 e Caraúbas 14 policiais. Na totalidade destes municípios não tem nem a metade dos policiais que eram para estarem fazendo o policiamento. Sobre a falta de efetivo policial no interior a causa principal é a interferência política de prefeitos, vereadores, deputados (estaduais e federais), senadores e lideranças políticas de todo o estado que interferem solicitando constantemente ao governo do estado e aos comandos das policias militar e civil, a transferência de policiais de um município para outro, principalmente para a capital do estado.

Outra constatação que inviabiliza as condições para tratar da questão da segurança pública no nosso estado, além do pouco efetivo policial que vem reduzindo nos últimos 10 anos, é a falta de recursos financeiros para aquisição de veículos, combustível e outras necessidades. O orçamento do último PPA( 2008/2011) que foi de 175 milhões, para o próximo PPA(2012 a 2015) o orçamento previsto é de apenas 100 milhões, ou seja ao invés de aumentar houve foi uma redução drástica no orçamento de segurança, uma situação ainda pior se desenha para os próximos 04 anos

Diante destes fatos apresentados, principalmente da falta de recursos (financeiros e materiais) para a segurança, o deputado Fernando MINEIRO sugeriu que seja agendada uma reunião urgente com o secretário de Planejamento e o de Administração do estado, além da governadora Rosalba Ciarlini, afim de que esta situação orçamentária seja discutida, de forma que a redução orçamentária prevista no Plano Plurianual (2012/2015) para uma área tão importante como é a segurança pública não seja relegada ao segundo plano.

A sugestão do deputado Mineiro foi plenamente reforçada pelo deputado Leonardo Nogueira e pelo secretário de segurança Aldair Rocha.

Fonte: Blog Janduis em Foco



Escrito por Folha Patuense às 20h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Manifestação

 

Realizada Manifestação em Natal Contra a Corrupção

Foto cedida

A Central Única dos Trabalhadores – CUT realizou no final da tarde desta quarta-feira (31) uma mobilização pelas ruas do centro de Natal para protestar contra a CORRUPÇÃO que vem assolando o Brasil e para apoiar a presidente DILMA pela faxina que ela vem buscando fazer nos ministérios e órgãos federais afetados por ações de corruptos em nosso país. Cerca de 500 manifestantes invadiram a avenida Rio Branco, Centro de Natal, com bandeiras, faixas, palavras de ordens e discursos contra a corrupção, inclusive na capital Natal, onde gritavam "fora Micarla”.

 



Escrito por Folha Patuense às 20h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Credioeste

Diretores da Credioeste SOL Divulgam a Cooperativa na Região

 

Raimundo Canuto e Giuzélio Lobato

Os diretores e técnicos da CREDIOESTE SOL - Cooperativa de Crédito Solidário para a Agricultura Familiar, Raimundo Canuto de Brito, Giuzélio Lobato e assessores estão fazendo visitas às cidades de nossa região para divulgar a cooperativa que na verdade é o banco dos agricultores familiares. Quem é associado da cooperativa possui várias vantagens de um banco em relação aos comerciais por que a cooperativa opera com taxas mais atrativas e serviços mais em conta tendo os investimentos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar.

Sessão do dia 24 de agosto

A convite do mandato da vereadora Lucélia Ribeiro, Raimundo e Giuzélio vieram a Patu para fazer uma espécie de divulgação na sessão da Câmara Municipal realizada no último dia 24 de agosto, mas, não sendo possível a participação dos mesmos devido o prolongamento da sessão que durou mais de três horas, ficando a vinda dos mesmos para outra oportunidade.

Os primeiros sócios da CREDIOESTE SOL em Patu são, Lucélia Ribeiro e Aluísio Dutra que deram exemplo para que as demais pessoas possam também se associarem, criando contas correntes e fazendo aplicações, e desta forma ajudando o banco dos agricultores famliares.

Aluísio Dutra recebendo da Credioeste Sol o seu Primeiro Talonário de Cheques

Pela ocasião da vinda de Raimundo e Giuzélio o professor Aluísio Dutra recebeu das mãos do presidente da CREDIOESTE SOL o seu primeiro talonário de cheques da cooperativa.

 



Escrito por Folha Patuense às 20h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Rosana

Comentário da Companheira de Lutas Memoráveis, Rosana Valdeger

Rosana Valdeger

Patu, cidade que me acolheu no fim dos anos oitenta, onde tive o prazer de militar na campanha do Lula de 1989, junto com Giovani Braga, Dr. Epitacinho, Dr. Cavéi, Leninha, Aparecida, Sebastião, Gorete Forte, entre outros com certeza em minha lembrança, fazendo de nossa casa (República) o comitê mais polêmico da cidade. Anos se passam e é muito bom ver a cidade fervendo com a vida partidária do PT, trazendo novos nomes ao partido e pessoas como Atimar, a quem conheço e admiro. Bem vindo Atimar e que junto a esse grande Aluísio Dutra, a vereadora Lucélia e ao mestre José Bezerra, possam aliar experiência, bom senso, compromisso e muita poesia (fala do povo) para fazer decolar as melhorias sempre tão esperadas pelo querido povo de Patu. Meu abraço a cada um que conheço e de quem sinto muitas saudades. Abraço, Fátima e Deus te cuide nessa árdua caminhada de construção partidária. Saudações petistas.

Rosana Valdeger.

 



Escrito por Folha Patuense às 20h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Repentistas

28º Feira da Cultura - Patu-RN

13º Festival de Repentistas

Troféu: Poeta Zé Bezerra

Domingo 11 de Setembro - 21:30 horas

Duplas Participantes

Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano

Zé Cardodo e Moacir Laurentino

Miro Pereira e Rogério Meneses

&

Daniel Olímpio e Luciano Leonel

Dupla Especial de Emboladores de Côco

 

Curió de Bela Vista e Lavandeira de Ingá-Pb

Apresentação

Max Lima

Realização

 



Escrito por Folha Patuense às 19h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


<
 
Meu perfil
BRASIL, Nordeste, PATU, Centro, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Blog de Márcio Costa
  Cacio Santos
  Blog da Deputada Fátima Bezerra
  Blog de Felipe Guerra
  Mandato do Deputado Fernando Mineiro
  Blog do Toni Martins
  Blog de Thaisa Galvão
  Blog de Bruno Campelo
  Blog do Geraldão do PT
  Blog da Paróquia de Patu
  Blog do Pola Pinto
  Terço dos Homens Patu
  Blog de Evânio Araújo
  Blog do Professor Mascena
  Blog do Francisco Gomes - Natal
  Blog do Jotta Paiva
  Site de Alexandre Artes
  O Messiense
  Blog do Alexandro Oliveira
  Blog do Poeta Zé Bezerra
  Blog do Paulo Martins
  Blog Patu News - Vieira
  Blog da ESSEC
  Blog da Prefeitura de Patu
  Blog da vereadora Lucélia Ribeiro
  São Miguel News
  Liga da Preguiça
  Blog Turismo de Janduís
  Blog do Esporte de Patu
  Blog de Erivan Moais Apodi
  Blog do Selo Unicef Patu
  Blog de Novanes Oliveira
Votação
  Dê uma nota para meu blog